Educação Pública de Qualidade - O Segredo do Desenvolvimento de um País
Quando se pensa que uma Nação pode construir um grau de cidadania elevado para seus habitantes, é essencial promover Educação Pública de qualidade e em massa.
O primeiro fator para se obter Educação Pública de qualidade é haver, nas escolas, projetos pedagógicos consistentes, e isso passa pela farta quantidade de disciplinas lecionadas, pelo ensino que induz à reflexão, pela interdisciplinaridade, pelo cumprimento integral dos conteúdos disciplinares, por critérios de avaliação distintos dos atuais.
O segundo fator para se obter Educação Pública de qualidade é o investimento nos professores - seja em qualificação, seja em remuneração, seja ainda em valorização -, pois estes são os agentes principais da transmissão de conhecimento e de valores.
O terceiro fator para se obter Educação Pública de qualidade é a adoção do horário integral, que permite que crianças e jovens passem o dia inteiro na escola, não tendo contato com atividades ilícitas que podem lhes deformar o caráter.
O quarto fator para se obter Educação Pública de qualidade é prover os alunos de alimentação suficiente, nutritiva e saudável, pois, além de aluno bem alimentado ser aluno com melhor desempenho, muitos alunos precisam da alimentação da escola para subsistirem.
O quinto fator para se obter Educação Pública de qualidade é a inserção de artes, jogos e esportes nas atividades, fazendo com que os alunos se divirtam e despertem o sentimento lúdico.
O sexto fator para se obter Educação Pública de qualidade é que não basta ela ser pública, ela também tem que ser gratuita, para que a massa de crianças e jovens desassistidos tenha acesso a ela.
Como professor, que sou há mais de 20 anos, afirmo peremptoriamente: sem Educação Pública de qualidade, uma país não tem futuro.
Luis Filipe Chateaubriand
Leia mais artigos com esse em: